terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alcoolismo Fetal

Conheça o Alcoolismo Fetal
O consumo de álcool durante a gravidez é uma questão polêmica, porque, embora a abstenção total de bebidas seja a recomendação oficial do Ministério da Saúde e da maioria dos médicos, na prática muitas grávidas sempre acabam ouvindo de alguém que um pouquinho de cerveja aqui ou uns golinhos de vinho ali não fazem mal nenhum. Mas, infelizmente, essas medidas "aqui e ali" são subjetivas e podem levar a abusos por parte da mãe e graves consequências futuras para o bebê. 
O álcool contido em vinhos, cervejas, cachaças, drinques com frutas, uísque e outras bebidas passa facilmente através da placenta para o feto em desenvolvimento, que pode vir a nascer com problemas motores, físicos e mentais, além de de comportamento. 
Esse conjunto de distúrbios pode ser diagnosticado como síndrome alcoólica fetal (SAF) ou como um quadro de outros transtornos ligados ao consumo de álcool na gestação. 

Características da síndrome alcoólica fetal
Bebês nascidos com a síndrome costumam apresentar:

Malformações na face (lábio superior bem fino, nariz e maxilar de tamanho reduzido, 
Cabeça menor que a média, 
Anormalidades cerebrais (apresentando falta de coordenação motora e Distúrbios de comportamento, até retardo mental), 
Malformações em órgãos como rins, pulmões e coração.
Prejuízos no sistema nervoso central
Anormalidades neurológicas
Malformações cerebrais

Quando vão para a escola geralmente enfrentam dificuldades de aprendizado, memorização e atenção. Essas dificuldades de aprendizagem geram problemas muito abrangentes para o futuro da criança. A repercussão é para a vida toda. Elas acabam com menos oportunidades profissionais, de manter relacionamentos afetivos ou fazer amizades, comprometendo a sua socialização.
Vídeos:
Criança Alcoolica Fetal
entrevista sobre o AF

Um comentário:

  1. Realmente, é assustador pensar que uma possa ingerir bebida alcoólica sabendo que poderá afetar seu bebê de alguma maneira... Dentre todas as outras anomalias do cromossoma o mais difícil é ver as síndromes causadas não por uma anomalia, e sim por uma irresponsabilidade... ' Uma das melhores opções seria a divulgação, poucos imaginam esses riscos para a criança.

    ResponderExcluir