terça-feira, 20 de novembro de 2012

Plagiocefalia


O que é?
Deformidade na cabecinha do bebê por conta da posição em que ficou no útero, ou desenvolvida a assimetria craniana nos primeiros meses de vida, quando fica deitado na mesma posição durante muito tempo, apoiando mais um lado do que o outro.

Os casos de bebês com deformidades cranianas ("cabeça torta", "cabeça achatada" ou "cabeça amassada") são bastante comuns, principalmente após a indicação pelos pediatras, para que os pais coloquem seus bebês para dormir sempre com a barriga para cima, a fim de evitar a Síndrome da Morte Súbita do recém nascido. Essa obrigatoriedade alavancou o número de casos.

Tipos de Deformidades
Pode ser de dois tipos: Cranioestenose ou Plagiocefalia posicional. 

Por meio de exame clínico, e de outros comprobatórios, como a tomografia computadorizada, é possível fazer o diagnóstico diferencial entre os dois problemas. 
Descartada a cranioestenose, que exige a intervenção cirúrgica, passamos ao diagnóstico e tratamento da plagiocefalia posicional.

Plagiocefalia - significa assimetria oblíqua da cabeça, ou seja, olhando de cima, percebe-se uma desproporção ou achatamento em uma ou mais regiões da circunferência craniana. Chama-se plagiocefalia posicional ou deformacional aquela que não está associada a fechamento prematuro de áreas de contato ósseo que nas crianças são abertas, as chamadas suturas cranianas.
Em muitos casos de crianças que nascem com essa deformidade da cabeça há uma regreção espontânea. Algumas, porém, permanecem e até pioram a assimetria craniana com o passar dos meses.

Cranioestenose - O crânio se desenvolve a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura, assim, quando uma sutura se fecha antes da hora, o crânio não cresce na direção perpendicular a esta junção, resultando em deformidades do crânio, que variam de aspecto conforme a sutura envolvida. Tratamento cirurgico, sendo necessária por três motivos : Risco de hipertensão intracraniana e sofrimento cerebral que pode levar a regressão do desenvolvimento neuro - psicomotor, alterações oftalmológicas que podem cursar com perda de visão e por estética.
escafocefalia






Como diferir as deformidades?
imagem plagiocefalia
NORMAL
imagem plagiocefalia
PLAGIOCEFALIA
imagem braquicefalia
BRAQUICEFALIA
imagem escafocefalia
ESCAFOCEFALIA
Prevenção / Tratamento
Dormir de barriga para cima é um dos principais factores pós-natais que podem causar deformações cranianas (plagiocefalia e braquicefalia posicionais), pelo que é recomendado que o pai e a mãe combinem a posição de barriga para cima com a posição para o lado direito e para o lado esquerdo (1/3 do tempo em cada posição) desde o nascimento. Deste modo, o recém-nascido não pode estabelecer uma preferência por apenas uma posição da cabeça (posição de conforto). Estas medidas de rotação da posição da cabeça também devem ser aplicadas no caso de o bebé passar muito tempo numa cadeirinha ou no carrinho de passeio.
O uso dos capacetes cranianos é uma das melhores escolhas de tratamento para a Plagiocefalia.
Vídeo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário